terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Crítica de The Runaways e WTTR por Roger Ebert


Roger Ebert’s Journal – Da sensação de teatros e audiências, e oito filmes de Sundance.


The Runaways é uma versão um pouco fictícia da vida e do tempo, entre 1975-1977, da banda de rock com garotas adolescentes mais conhecida por Joan Jett (Kristen Stewart) e Cherrie Currie (Dakota Fanning). Nenhum dos membros tinha mais do que 16 anos quando foram rotuladas de ”jaibait rock” pelo traiçoeiro produtor Kim Fowley (Michael Shannon). Elas se vestiam como prostitutas e dominatrizes, elas idolatravam os Sex Pistols, mas também eram jovens meninas inseguras e imaturas. Currie quase se destruiu, e o filme é baseado em sua autobiografia, Neon Angels.
Joan Jett ainda faz turnês hoje em dia, e é uma sobrevivente intacta. O filme reproduz as músicas reais de The Runaways, o que não é melhor do que você possa imaginar, mas a atuação é muito convincente. Kristen Stewart mostra, mais uma vez, que é uma estrela em ascensão, e Dakota Fanning é tão boa atriz que eu, por exemplo, quase acreditei que sempre a escutei falar a palavra “f*da”. Quanto a Michel Shannon, ele é a força mais imprevisível da atuação, ou o quê?

Welcome to the Rileys foi um dos campeões em comentários do Sundance de 2010. A descoberta, mais uma vez, é Kristen Stewart que, após o festival deste ano, pode ser considerada completamente reabilitada depois dos filmes de Crepúsculo. O protagonista é James Gandolfini, como um contratante de encanadores que faz uma viagem de negócios à Nova Orleans e conhece (bem inocentemente) uma dançarina fugitiva que talvez tenha 16 anos. Em casa, sua esposa (Melissa Leo) não consegue sair da casa depois da morte da filha deles, e Gandolfini decide vender seu negócio, ficar em Nova Orleans e resgatar essa garota furiosa e danificada.
Isso soa como um melodrama improvável? Pois é. Mas Gandolfini, Stewart e Leo vivenciam a história com atuações convincentes, e o diretor Jake Scott usa as locações no “French Quarter” (bairro de Nova Orleans) que acrescentam outro nível a atmosfera. Gandolfini demonstra uma coisa aqui que faz poucas vezes, como no filme Romance & Cigarretes de John Turturro (2005): Ele demonstra que apesar de não ser convencionalmente bonito, quando sorri, o seu rosto banha você com um desejo de gostar dele. Aqui, Kristen Stewart é mais durona do que a roqueira punk de The Runaways. Quem diria que ela tinha esses tons? Estou descobrindo uma nova atriz importante.


Postado por : Paulaa Stewaart

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